Veja Qual a idade mínima para a aposentadoria do INSS?

Ministério da Previdência Social diz que idade mínima para aposentadoria pelo INSS é de 65 anos

Como o Brasil é um país de economia mista, tanto o governo federal quanto os estados têm regime próprio de previdência social. O regime geral para a Previdência do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é o mais comum e atende a maior parte da população.

Você já deve ter se deparado com uma informação de que mulheres poderiam se aposentar com 55 anos (homem, por sua vez, poderia se aposentar com 60 anos) e uma outra de que, na verdade, o mínimo para a mulher seria 62.

Precisamos esclarecer esta questão, pois é um assunto polêmico e causou grande embate entre especialistas.

A principal discussão se dá sobre o que é “mínimo”. Há dois tipos de mínimo previstos na lei: um para quem já contribuiu com pelo menos 15 anos no INSS e outro para quem não tem tempo para carência. O primeiro caso prevê um mínimo de 65 anos, do contrário segue o limite estabelecido pela entidade que rege a previdência estadual.

Qual a idade mínima para se aposentar

Veja abaixo as regras por estados:

AMAZONAS

Mínimo de 55 anos para mulheres e 60 para homens. A diferença é justificada pela duração da jornada de trabalho dos dois sexos, segundo o governo do Amazonas. Na visão da legislação estadual, mulheres trabalham cerca sete anos a mais que os homens, e podem se aposentar em até oito meses antes.

ESPÍRITO SANTO

Mínimo de 60 anos para ambos os sexos. A menor exigência do país é justificada pelo tempo médio de contribuição dos segurados, o que obriga a diferença da idade. Segundo o governo estadual, a expectativa de vida ao nascer no Espírito Santo é de 76 anos (75 para homens e 77 para mulheres).

MARANHÃO

Mínimo de 55 anos para as mulheres e 62 para os homens. A diferença é justificada pelo tempo de contribuição médio dos dois sexos. De acordo com a previdência estadual, as mulheres do Maranhão conseguem se aposentar em cinco meses a mais do que os homens, em razão de trabalharem cinco anos a menos.

MATO GROSSO

Mínimo de 60 anos para ambos os sexos. A fórmula prevista pela previdência do Mato Grosso é de 95% (do salário de benefício) para quem contribuiu o mínimo de 15 anos e 100% (do salário de benefício) para quem contribuiu por mais de 15 anos. A diferença é justificada pelo tempo de contribuição. De acordo com o governo do estado, as mulheres têm expectativa de vida em torno de sete anos superior à dos homens.

MATO GROSSO DO SUL

Mínimo de 55 anos para mulheres e 60 para homens. A diferença é justificada pelo tempo de contribuição dos dois sexos. De acordo com a previdência estadual, o tempo médio de contribuição dos homens é cerca de sete anos maior que o das mulheres.

MINAS GERAIS

Mínimo de 60 anos para ambos os sexos. A diferença é justificada pelo tempo de contribuição médio dos dois sexos. De acordo com a previdência estadual, o tempo médio de contribuição dos homens é de 35 anos, enquanto o das mulheres fica em 30 anos.

PARANÁ

Mínimo de 60 anos para ambos os sexos. A fórmula prevista pela previdência do Paraná é de 95% (do salário de benefício) para quem contribuiu o mínimo de 15 anos e 100% (do salário de benefício) para quem contribuiu por mais de 15 anos. A diferença é justificada pelo tempo de contribuição. De acordo com o governo do estado, as mulheres têm expectativa de vida em torno de seis anos superior à dos homens.

RIO GRANDE DO NORTE

Mínimo de 60 anos para ambos os sexos. A diferença é justificada pelo tempo de contribuição médio dos dois sexos. De acordo com a previdência estadual, o tempo médio de contribuição dos homens é de 33 anos, enquanto o das mulheres fica em 28 anos.

RIO GRANDE DO SUL

Mínimo de 60 anos para ambos os sexos. A diferença é justificada pelo tempo de contribuição médio dos dois sexos. De acordo com a previdência estadual, o tempo médio de contribuição dos homens é de 33 anos, enquanto o das mulheres fica em 29 anos.

SERGIPE

Mínimo de 55 anos para mulheres e 60 para homens. A diferença é justificada pelo tempo de contribuição dos dois sexos. De acordo com o governo estadual, as mulheres têm expectativa de vida em torno de seis anos superior à dos homens.

TOCANTINS

Mínimo de 60 anos para ambos os sexos. A fórmula prevista pela previdência do Tocantins é de 95% (do salário de benefício) para quem contribuiu o mínimo de 15 anos e 100% (do salário de benefício) para quem contribuiu por mais de 15 anos. A diferença é justificada pelo tempo de contribuição. De acordo com o governo do estado, as mulheres têm expectativa de vida em torno de seis anos superior à dos homens.

E Você, o que acha da idade mínima para se aposentar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *